Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de abril de 2011

com a palma da mão


O que é ver com a palma da mão? O que é ver? Autoestrada. Areia e terra misturada. Veios de asfalto e nenhum guard-rail. O que é ver começo da mão? Com a ponta do dedo libertada do chão?
O que é ver começar de matéria a matéria. Começar de molécula a molécula. Deitar olhos virgens olhos que não são olhos.  Olhos que não olham que tateiam o plano do que se dá ali a ver.
O que é ver com o começo da carne? Os lados da fronte o viajar do sangue por toda toda aquela matéria. Aquela que não é só um. Aquela que nem é inteira. Aquela que só se completa quando em causa em coisa em coligamento. Aquela em vir que não se atém na pessoa. Aquela que não tem nome.
O que é ver com a matéria? O que é ver como matéria? Essa que toca irrompe. Essa que não está presa na comissura dos lábios dos olhos do nariz na comissura da fronte.
Algo que bate em mim e não me deixa tranqüilo. Algo que trouxe. Algo que trouxe. Ver agora agora aqui desde a pequena parte desde o pequeno ver desde os olhos que ardem desde o que desde o início não estava previsto ser possível de acontecer.
Como um corpo. Como poros. Como pólen-esporos. Pousar por todo lado como algo que está em algo como algo que emerge do ubíquo como o que novo modo de estar desse lado.
As dimensões do onde. Não se contam dez e seis seis e cinco onze? Onze? Somente como um assim. É preciso ter corpo para ver.
Agora que tudo se implica exprime-se a frase primeira ‘gora última a dizer: ele era músico ou físico e contra tudo isso que inequaciona de improviso não há nada nada nada que se possa fazer. Ou dizer.

(extraído do livro "onde houver vida a vida haverá de vingar".)

4 comentários:

  1. Sim, é preciso mais do que olhos para ver.
    Lindo texto! E que final! Não há nada a dizer...

    ResponderExcluir
  2. ver é ¨sentir¨ o movimento imperceptivel



    maria

    ResponderExcluir
  3. Seu texto veio a calhar com minhas inquietações ao trabalhar esses dias com descrição de imagens de livros para deficientes visuais. Como ver sem olhos? Como ver além dos olhos? Como ver com ouvidos e mãos? Como ver com palavras, frases? A precisão é suficiente? Ou encurta visão? Como descrever sem interpretar?
    bjs
    Gis

    ResponderExcluir